domingo, 23 de agosto de 2009

Aceitação

Por que é tão difícil nos aceitar como somos? Com todos os defeitos, as imperfeições, as cicatrizes que fazem de nós quem realmente somos. Afinal, quem disse que precisamos ser perfeitos para sermos amados ou aceitos? Bom, essa é uma idéia que adquirimos durante a vida por um motivo ou outro. Sorte daqueles que não caminham por essa estrada.

Tenho pra mim que esse ideal de perfeição começa com um fracasso em determinada área da vida da gente, seja ela afetiva ou professional. Esse é o botão de 'Start' pra muitos. É quando começamos a buscar o motivo de não ter dado certo, e começamos a nos culpar, e achar que poderíamos (sempre) ser melhores do que somos. A partir daí começamos a nos julgar mais, a sermos críticos de nós mesmos, tendo como objetivo a perfeição. Na verdade estamos nos tornando nosso maior inimigo.

Comecei a pensar nisso quando estava na praia hj a tarde. Quando eu vou a praia, não me basta ir e curtir na areia o sol e o local em si. Eu preciso entrar na água. Não basta só molhar os pés, eu preciso mergulhar. Isso é o que EU exijo de mim, não o que eu realmente tenho que fazer necessariamente. Aí fica eu igual a uma pateta na beira da água esperando a brecha perfeita pra mergulhar, sendo que eu não das mais corajosas no mar. Já me vi me afogando(sonhei, mas foi bem real), então não tenho lá muita coragem pra ir chegando e furando onda. Eu sei nadar, sei exatamente o que fazer e como me comportar no mar, mas eu tô sempre com dois pés atrás. Assim é bem difícil vir a oportunidade perfeita, a não ser que não tenha praticamente onda nenhuma (difíiiiicil). Aí fico eu lá, olhando todo mundo entrar, de criança a idoso, e eu ali, parada, de preferência me sentindo o cocô do cavalo do bandido.

Em meio a esse sentimento hj, eu comecei a me questionar. Pq eu TENHO que mergulhar? Será que é isso mesmo que eu quero? Mesmo que eu não entre no mar isso não me faz pior do que ninguém, então pq me torturar? Eu tenho que aceitar que eu sou assim, tenho medo mesmo. Posso tentar enfrentar o meu medo? Sim, mas não achar que enquanto eu não entrar lá eu serei menos que os outros.

Enfim. Difícil colocar em palavras todas as teorias sobre o assunto que estão na minha cabeça no momento. Espero que tenha feito algum sentido pelo menos.

Pra quebrar um pouco o clima pesado do post:





---

Esse não é só mais um blog, ele tb tem conteúdo! ;P

6 comentários:

Luíza disse...

Hahahahah! Guria, pense na imundície que é o mar hoje em dia... é o esgoto do mundo... Qdo vou à praia, raramente tenho coragem de entrar na água. Nem tanto pelo medo (desce uma adrenalinazinha por isso q até é bom), mas pelo nojo q tenho da água. Ultimamente, praia significa "sentar na areia e ler ou andar sem chinelos de uma ponta à outra". Água é só para os dias muito insuportavelmente quentes, em que não resta outra opção a não ser fazer uma visita rápida aos coliformes fecais flutuantes, hahahaha!!

Dani disse...

"então pq me torturar?"

SO TRUE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Amo-te.

Dani

Mariana Zanini disse...

Ótimo post, Bela! É super ruim qdo a gente se decepciona com a gente mesmo... mas o bom disso é fazer uma autoanálise e ver onde precisamos melhorar, e isso pelo jeito vc está fazendo muito bem!
Bjos e, realmente, não precisa se torturar pela perfeição! ;-)
Mari.

Hane disse...

Don't let anyone tell you that you're not strong enough
Don't give up
There's nothing wrong with just being yourself
That's more than enough!!
So come on and raise your voice
Speak about it and make some noise
And sing....

:)

Carlinha disse...

caminho dificil essa q vc ta tomando amiga. É facil, facil se perder mas continua. Sinceramente, eu acho que a gente nunca chega lá (na terra aonde nos amamos como realmente somos) mas a gente chega bem perto. Pra mim o dificil é que eu já fui tão influenciada que eu não sei o que eu quero de verdade.

Anônimo disse...

Ai sei como vc se sente em relação a medos e tudo mais...

Mas olha...se voce nao sabe nadar faz super certo...afinal o mar eh perigoso(i'm souding like a mother,but that's true) e plus a agua na califa eh super gelada hahahah

saudades
xoxo